Escolha seu idioma

Assine SKY por R$ 39,90

domingo, 21 de julho de 2013

O que é avivamento? Ou pelo menos o que deveria ser.

Muito se fala em avivamento nas Igrejas Evangélicas, fogo do Espírito Santo, Re-te-tê de Jesus, cair no Espírito Santo, entre outras denominações. Mais hoje iremos aprofundar um pouco esta questão, para que possamos identificar e entender este termo tão usado entre os crentes. Segundo o dicionário online MICHAELIS:
avivamento 

a.vi.va.men.to 

sm (avivar+mento21 Ato de avivar. Cir Ato de tornar sangrentos os lábios de uma ferida para os reunir por meio de uma sutura. 3 Realce. 4 Campanha que as igrejas evangélicas (protestantes) realizam para fortalecer a fé e aperfeiçoar a vida cristã dos fiéis.


De posse das informações acima vamos primeiro definir o que não é avivamento:
I - AVIVAMENTO não é a emoção momentânea causada por pregadores ou evangelistas que dominam a arte da oratória, ete tipo de avimento tende a durar somente até a saída do culto.
II - AVIVAMENTO não é a teatralização ou animação fantasiosa de líderes carismáticos que não visam a edificação da igreja, mais visam primeiramente uma maior arrecadação de ofertas e dízimos.
III - AVIVAMENTO não é pregar uma mensagem confortável que induza a pensar que estão no caminho da salvação e por isso jubilosamente dão glórias a Deus e Aleluia nos cultos sem saberem que estão caminhando para a perdição.

Poderíamos elencar mais uma série de ítens, mais estes já servem bem aos nossos propósitos. O primeiro AVIVAMENTO ocorreu quando da fundação da Igreja de Cristo em Atos cap.2 no dia de Pentecostes.
Neste dia pela primeira vez o Espírito Santo foi derramado nas pessoas que se encontravam no Cenáculo, as Escrituras dizem que cerca de 120 pessoas estavam ali reunidas em oração, e que todas elas foram batizadas pelo Espírito Santo, recebendo diversos dons que os capacitariam para a evangelização do mundo, dons de idiomas, cura, profecia etc. Cumprindo assim a profecia do AT em Joel 2:28-32. Bem era natural que Jesus preparasse as bases para o crescimento de sua Igreja, o tempo urgia sendo assim pela graça de Deus estes primeiros missionários da Igreja de Jesus foram capacitados pelo Espírito Santo  para cumprirem a grande comissão de pregar o Evangelho à toda a criatura e até os confins da terra. 

Algumas correntes teológicas negam que hoje (data presente) ocorra o derramamento do Espírito Santo nos fiéis, que isso só ocorreu no dia de Pentecostes quando da fundação da igreja, eu porém lanço-lhes a seguinte pergunta: 

Como então se explicam os milagres, as curas e sinais existentes hoje nas igrejas e nas grandes concentrações em cultos públicos, será tudo uma farsa? Se for quem opera os milagres que presenciamos hoje? Discordâncias à parte vamos prosseguir com nosso assunto, durante toda a história da igreja de períodos em períodos ocorreram AVIVAMENTOS, no século XIX ocorreram dois episódios que podemos classificar como precursores do moderno pentecostalismo que foram o de 1830 na Inglaterra durante o ministério de Edward Irving e o de 1860 no extremo sul da India mediante a influência da teologia dos irmãos Plymouth e sob a liderança do leigo indiano J.C. Aroolapen. Mais com certeza o acontecimento mais famoso na era moderna se deu em Los Angeles-CA de 1906-1909 na Rua Azusa, seu líder principal foi William J. Seymour, sobre este acontecimento sugerimos que assistam o vídeo a seguir é maravilhoso:


É certo que ainda hoje o Espírito de Deus continua atuando na vida da Igreja de Cristo, homens e mulheres tem sidos levantados e capacitados pelo Senhor para pregarem a verdadeira Palavra do Evangelho. 

Uma Igreja avivada não é somente uma Igreja que fala em línguas e glorifica a Deus, uma Igreja avivada é uma Igreja que prega a verdade Cristocêntrica do Evangelho, é uma Igreja que assume a verdade de que a Salvação da alma muitas vezes passa longe de uma vida sem aflições, uma Igreja avivada assume a verdade de que a Prosperidade de Deus não é na maioria das vezes sinônimo de prosperidade material. 

Uma igreja avivada tem a humildade de viver para Cristo e não a ambição de ostentar poder para os homens. Um crente avivado ama tanto o afago do Pai como a correção. Esperamos ter ajudado. Que Jesus através do Espírito Santo promova o verdadeiro AVIVAMENTO em nossos corações.

(Fontes citadas neste artigo: Dicionário on line MICHAELIS, Blog Pregai o Evangelho, Stanley Horton - Teologia Sistemática e youtube, Bíblia Sagrada trad. João Ferreida de Almeida atualizada.)

2 comentários:

Assine SKY por R$ 39,90